O 3D Secure é sistema de autenticação que torna as suas compras online mais seguras contra tentativas de fraude. Com este nível de segurança pretende-se comprovar que o pagamento na internet com o Cartão está a ser feito pelo titular. Por isso, sempre que fizer uma compra online, irá receber uma notificação no seu telemóvel que o reencaminha para a App ActivoBank para validação da compra.
Não precisa de ativar. O 3D Secure já está ativado e está associado ao seu contacto no Banco.
Desde janeiro de 2021, a autenticação forte das transações realizadas em Sites de comércio eletrónico na União Europeia passou a ser obrigatória. Contudo, caso o comerciante ainda não esteja a utilizar a nova versão do serviço 3D Secure, a validação da compra ainda será feita com o código enviado via SMS para o seu telemóvel. Fora da União Europeia, o 3D Secure é opcional, pelo que é possível que consiga fazer compras online sem a autenticação forte, no entanto, essas transações não irão beneficiar do nível de segurança adicional proporcionado pelo 3D Secure.
Para poder validar operações com o 3D Secure, deve assegurar:
- O acesso à Internet com dados móveis ou Wi-Fi.
- Que as notificações da App ActivoBank estão ativas. Pode confirmar fazendo o login na App, selecionando em “Mais” e nas configurações gerir as suas notificações.
No momento do pagamento:
- Introduza os dados do seu Cartão e aguarde.
- De seguida irá receber uma Notificação da App ActivoBank. Clique na mesma.
- Siga as instruções para validar o pagamento.
- No final, é necessário voltar ao Site ou App do comerciante para finalizar a compra.
Caso o comerciante ainda não esteja a utilizar a nova versão do serviço 3D Secure, a validação da compra ainda será feita com o Código enviado por SMS para o seu telemóvel. Mais, fora da União Europeia, o 3D Secure é opcional, pelo que é possível que consiga fazer compras online sem a autenticação forte.
Atualmente existem 2 métodos de autenticação:
- A autenticação através de um código enviado por sms.
- A autenticação através da App do Banco.
O método de autenticação pedido em cada compra depende do protocolo 3DS que o comerciante utiliza.
A atualização dos contactos e a ativação do serviço 3D Secure podem ser feitas através do centro de contactos, se tiver Código Multicanal, ou num Ponto Activo. A atualização dos contactos na ficha de Cliente não altera automaticamente o número de telemóvel associado ao serviço 3D Secure, pelo que deverá pedir essa alteração.