Setor das Energias Renováveis
Estima-se que 2050 mais de 2 biliões de pessoas terão falta de acesso a energia.
Fórum Económico Mundial
A terceira transição energética mundial, dos combustíveis fósseis para as energias renováveis, está a começar.
Vai acelerar, com os governos, os consumidores e os investidores, a reconhecerem uma alteração para energias mais sustentáveis, motivados por fatores económicos e de sustentabilidade ambiental. O modo como a energia é gerada, armazenada, distribuída e utilizada será radicalmente transformado.
O mundo tem sido alimentado por energias como o Carvão e o Petróleo, energias fósseis que, para além de serem finitas, contribuíram com um elevado grau de poluição e emissão de gases para a atmosfera.
Os países estão focados em realizar a transição energética e descarbonizar o ambiente em nome da sustentabilidade.
A procura por energia continua a crescer, particularmente nos mercados emergentes, devido ao aumento da população e da urbanização, levando as Nações Unidas a definir o acesso à energia barata e renovável como um dos seus objetivos até 2030.
A energia renovável é a única capaz de dar resposta à crescente procura e em simultâneo diminuir as emissões de carbono, prevendo-se que em 2050 a transição energética possa contribuir com 86% para a procura de energia e em 60% para a redução das emissões segundo Agência Internacional de Energias Renováveis – IRENA.
Para atingir esta transição energética, estima-se que até 2050, serão necessários $120 triliões em toda a cadeia da energia renovável, num setor com um crescimento estimado de 8% ao ano segundo a Agência Internacional da Energia.