Está no sítio certo!

A segunda Diretiva dos Serviços de Pagamento (PSD2) é uma Diretiva da União Europeia, transposta para a Lei Portuguesa através do Decreto Lei 91/2018, que atualiza e complementa as regras estabelecidas pela PSD1 e tem como principais objetivos:

Vamos aplicar os seguintes requisitos de segurança

Na autenticação do Cliente e na autorização de operações de pagamento poderá ser aplicada a Autenticação Forte de Cliente (AFC), ou seja, serão solicitados no mínimo 2 de 3 elementos, para verificar a identidade do utilizador, a saber:

Conhecimento

Algo que apenas o utilizador conhece (ex: palavra-passe)

Posse

Algo que apenas o utilizador possui (ex: telemóvel)

Inerência

Algo do próprio utilizador (ex: impressão digital)

O que muda com a PSD2?

Com a entrada em vigor da segunda Diretiva dos Serviços de Pagamento (PSD2), vamos ter alterações a nível do activobank.pt:
No primeiro acesso ao site, para além do Código de Utilizador e do Código Multicanal, será solicitado um Código de Autorização, enviado por SMS para o telemóvel registado no Banco;
Este Código de Autorização também será solicitado no login de 90 em 90 dias;
Na consulta de movimentos ou extratos de conta com mais de 90 dias, será pedido o referido código, enviado por SMS.
Verifique e atualize o seu número de telemóvel registado no Banco como Autenticação Forte de Cliente (AFC).

Nada. O Banco implementou mecanismos de segurança que permitem validar que é a partir da App que o Cliente instalou que estão a ser efetuadas as transações junto do Banco. Por esta razão, o Banco não vai solicitar o SMS na App ActivoBank.

Se já utiliza o activobank.pt e recebe, para fazer algumas operações, um código SMS enviado pelo Banco, não precisa de fazer nada. Continuaremos a enviar o código sempre que necessário.
Se utiliza o site mas não efetua operações que exijam o código de confirmação por SMS, verifique se tem o número de telemóvel associado à sua conta devidamente carregado e atualizado. Faça-o através do +351 210 030 700 .

Para alterar ou adicionar o seu número de telemóvel, dirija-se a um Multibanco e selecione Outras Operações > Registo Internet.
Para mais esclarecimentos ligar para 210 030 700.

Open Banking

Terá novos serviços ao seu dispor

Estes novos serviços são disponibilizados por Prestadores de Serviços de Pagamento (TPP´s – Third Party Providers) devidamente registados nas autoridades competentes nacionais (Banco de Portugal em território nacional) ou na autoridade bancária europeia (EBA) e com o consentimento explícito do Utilizador mediante a aplicação de Autenticação Forte de Cliente:

Permite que os utilizadores (Consumidores e Empresas) possam autorizar o acesso à informação das contas de pagamento, nomeadamente, a saldos, movimentos e detalhes de conta, que detêm junto de um ou mais prestadores de serviços de pagamento (tipicamente bancos), bastando para tal que estas contas estejam acessíveis online.

Possibilita aos utilizadores iniciarem operações de pagamento online, sem que tenham que interagir com o prestador de serviços de pagamento no qual a conta está domiciliada. Neste contexto, será o prestador de serviços de iniciação de pagamento contratado pelo utilizador, a aceder, em seu nome, à respetiva conta e a iniciar a operação.

Permite que utilizadores possam autorizar o acesso à conta de pagamento para efeitos de confirmação da disponibilidade de fundos. Este consentimento permite apenas a verificação, em tempo real, da disponibilidade de um determinado montante em conta, não havendo lugar à iniciação da operação de pagamento.

A não esquecer

Não divulgue os seus dados de acesso e de autorização a ninguém: os prestadores de serviços de pagamento devem usar uma página de acesso disponibilizada pelo Banco, não precisando de nenhuma informação confidencial do Utilizador.

Os Prestadores de Serviços de Pagamento só poderão realizar a prestação dos novos serviços regulados pela PSD2 com o consentimento explícito do Utilizador.

Poderá a qualquer momento consultar e gerir os consentimentos dados, através do site www.activobank.pt.

Se é software Developer, saiba que:

O ActivoBank integra a plataforma de Open Banking - SIBS API Market que consiste numa plataforma única e aberta que disponibiliza um interface dedicado para Prestadores de Serviços de Pagamentos e dá acesso fácil a uma ampla gama de APIs de serviços financeiros.

Saiba mais aqui

PSD2 - Payment Service Directive 2 (Diretiva de Serviços de Pagamento 2. Diretiva (EU) 2015/2366 do Parlamento Europeu e do Conselho de 25/11/2015. Transposta através do Decreto-Lei nº 91/2018 de 12/11/2018).

Ainda não é nosso cliente?

Abra conta agora

Download App Store Download Google Play