Resolução Alternativa de Conflitos do Consumo
O ActivoBank é uma entidade aderente aos seguintes Centros de Arbitragem de Conflitos:
• Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa (www.centroarbitragemlisboa.pt)
• Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto (www.cicap.pt)
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As entidades de resolução alternativa de litígios de consumo integram a Rede de Arbitragem de Consumo.
A lista e os contactos destas entidades são divulgados pela Direção-Geral do Consumidor no Portal do Consumidor (www.consumidor.pt)
As entidades de resolução alternativa de litígios de consumo integram a Rede de Arbitragem de Consumo e aderiram à plataforma de RLL - resolução de litígios em linha (também designada plataforma ODR - online dispute resolution). A lista e os contactos destas entidades são divulgados pela Direção-Geral do Consumidor no Portal Consumidor (www.consumidor.pt).
Quanto a produtos e serviços contratados online pode ser utilizada pelo cliente consumidor a resolução de litígios em linha como via de resolução extrajudicial, através da plataforma de RLL - resolução de litígios em linha também designada plataforma ODR - online dispute resolution (https://webgate.ec.europa.eu/odr/main/?event=main.home.show). Este sítio web plataforma eletrónica foi criado pela União Europeia ao abrigo do Regulamento (UE) nº 524/2013, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 21 de maio de 2013.
Protocolo de cooperação com Instituições Financeiras sobre Mecanismos de Resolução Alternativa de Litígios
Nos termos do n.º 3 da Cláusula 6.ª do Protocolo sobre Mecanismo de Resolução Alternativa de Litígios, publicado pela CMVM, os investidores não profissionais têm agora acesso a um mecanismo de resolução de litígios com intermediários financeiros, como alternativa ao recurso a meios judiciais, que digam respeito a matérias no âmbito da intermediação financeira até um montante máximo de 15.000 euros. Os investidores não profissionais que queiram recorrer a este mecanismo podem dirigir-se aos Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo identificados no respetivo protocolo. A informação publicada pela CMVM está divulgada no seu Portal Institucional, assim como no Portal do Investidor.
Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Seguros (CIMPAS)
Nos termos da alínea l) do n.º 1 do artigo 31.º da Lei n.º 7/2019, de 16 de janeiro (Regime Jurídico da Distribuição de Seguro), o Banco Activobank, SA informa que aderiu ao CIMPAS, Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Seguros, aceitando a Arbitragem como meio de resolução de quaisquer litígios até 25.000,00€ (vinte e cinco mil euros) emergentes da formação, execução, e/ou cessação de contratos de seguro cuja comercialização tenha intermediado, podendo o consumidor recorrer ao CIMPAS - www.cimpas.pt - ou aos tribunais judiciais.