Existem dois seguros que o Banco exige sempre que se adquire um financiamento para a aquisição de um imóvel, o Seguro de Vida e o Seguro Multirriscos.
O Seguro de Vida garante o pagamento por morte e invalidez permanente do segurado. Já o Seguro Multirriscos, garante que o imóvel, para além da cobertura de incêndio (obrigatório por lei para todos os imóveis em regime de propriedade horizontal, para a fração autónoma bem como para a quota parte das áreas comuns), tem um leque de coberturas adicionais que garantem maior segurança ao imóvel e ao segurado (exemplos: Inundações, Avaria em canalizações, Furto ou Roubo, Responsabilidade Civil entre outras).
Por Taxa Anual Efetiva Global entende-se como sendo o custo total do Crédito para o consumidor expresso em percentagem anual do montante do Crédito concedido. No cálculo da TAEG incluem-se despesas de cobrança de reembolsos e pagamento de juros, bem como restantes encargos obrigatórios a suportar (impostos, comissões e seguros obrigatórios).
A TAEG pode ser usada para comparar propostas de Crédito. Para propostas de Crédito com o mesmo montante, prazo e modalidade de reembolso, a proposta com TAEG mais baixa é a mais barata para o Cliente. Inclui juros + comissões + despesas + impostos + seguros.
O MTIC é a soma do montante total do empréstimo com os custos associados (juros, comissões, impostos e outros encargos).
De notar que nos empréstimos a taxa variável, o MTIC é meramente indicativo, uma vez que nestes empréstimos a taxa de juro pode variar ao longo do tempo, de acordo com a flutuação do indexante usado (EURIBOR).
A FINE (Ficha de Informação Normalizada Europeia) é um documento emitido pelo Banco onde constam todas as condições de crédito e que lhe permite fazer análises comparativas e tomar uma decisão consciente e responsável, antes de proceder à formalização do processo e assinatura do contrato.
Se o financiamento se destinar à Aquisição, Construção ou Obras de beneficiação em habitação própria e permanente, o valor máximo do financiamento será 90% do menor dos valores entre a avaliação do imóvel e a aquisição do imóvel (ou do custo da Construção / Obras). Nas restantes situações será sempre o menor valor entre 80% da avaliação do imóvel ou do valor da aquisição.
Consulte o Guia Crédito Habitação, disponível na nossa página. Neste documento poderá consultar os aspetos a ter em conta na aquisição de um imóvel, as soluções de financiamento e todas as fases do processo.