Compras online

Faça compras com mais segurança

Evite situações desagradáveis com as dicas que lhe temos para dar

Dicas para compras online em segurança

#1

Procure informações sobre o vendedor

Pesquise pelo nome na internet, cruze com referências ou pesquise em fóruns de discussão, confirmando que não existem reclamações recorrentes sobre o vendedor.

#2

Verifique se os sites são seguros

Devem ser escolhidos sites com garantia de segurança, isto é, cujo endereço comece por https:// em vez de http://, ou que exibam um cadeado no lado esquerdo da barra de endereço.

#3

Evite transações em redes públicas

Não devem ser usadas redes públicas de Wi-Fi para pagamentos ou compras online e as transações devem ser feitas longe de olhares indiscretos.

#4

Escolha diferentes passwords fortes

Evite utilizar a mesma password para todos os Sites e Apps. Proteja-se com senhas complexas, usando uma combinação de números, letras maiúsculas e minúsculas.

#5

Opte por meios seguros de pagamento

3D Secure, é o serviço que lhe permite autenticar as suas compras online (disponível em todos os Cartões ActivoBank).

#6

Confira os extratos bancários

Os movimentos da sua Conta devem ser consultados com regularidade. Se for detetado algum débito suspeito, o Banco deve ser alertado.

O 3D Secure é uma forma de validar compras online com autenticação forte de 2 fatores

Minimiza o risco de fraude e é obrigatória para todos os comerciantes da União Europeia. ​

Certifique-se que o seu número de telemóvel registado no Banco está atualizado e permita as notificações da App ActivoBank

Como funciona o 3D Secure?

Pagamentos online

Quando faz compras em sites verificados pela Visa ou Mastercard, é importante confirmar se o pagamento está a ser feito por si como titular do cartão.

Envio de notificação

Com o 3D Secure quando fizer uma compra online com o seu cartão, irá receber uma notificação no telemóvel para validar o pagamento na App do ActivoBank. ​

Autenticação da compra

Para confirmar o pagamento na app, tem de inserir as 3 posições do Código Multicanal, ou autenticar-se com impressão digital ou com reconhecimento facial.

Conclusão da Compra

No site do comerciante conclua a compra, clicando no botão “Continuar”.

AVISO

Fique atento! Site fraudulento

Sempre que fizer login, verifique que o endereço se inicia por https://www.ind.activobank.pt/ e que, no inicio do endereço, se encontra um cadeado.

Ler notícia

Perguntas Frequentes

O mais simples é estar a par de tudo

Estas são as principais perguntas feitas pelos nossos Clientes.

Perdi o meu cartão,​ e agora?

Pode bloquear o seu Cartão na App ActivoBank. O Cartão ficará inutilizável, e por isso seguro até que o encontre. Depois de o encontrar basta desbloquear para poder voltar a usar.

Posso efetuar compras em lojas online de comerciantes não aderentes ao serviço 3D Secure?

Desde janeiro de 2021, a autenticação forte das transações realizadas em Sites de comércio eletrónico na União Europeia passou a ser obrigatória. Contudo, nos restantes países o 3D Secure é opcional, pelo que é possível que consiga fazer compras online sem a autenticação forte, no entanto, essas transações não irão beneficiar do nível de segurança adicional proporcionado pelo 3D Secure.

Se não tiver a App, posso fazer compras online?​

Não. Para fazer compras online precisa de ter a App ActivoBank instalada no seu telemóvel. É aí que vai validar cada compra.​

Pagamentos com Wallets são seguros?​

Sim, porque as Wallets têm mecanismos de segurança que ocultam os dados do Cartão usado para o pagamento.​

Não encontrou o que procura?

Veja o Suporte AB, o nosso banco de perguntas e respostas

Suporte AB

Abertura de Conta condicionada à aceitação do Cliente pelo Banco, nos termos da sua política de aceitação de Clientes. Depósito mínimo inicial de 500€ para abertura de Conta nos Pontos Activo e de 100€ para abertura de Conta online. O depósito mínimo inicial de 100€ também é aplicável à abertura de Contas Ordenado e abertura de Conta por estudantes. Este montante é saldo em Conta, ficando inteiramente à disposição do Cliente.