Compras online

Faça compras com mais segurança

Evite situações desagradáveis com as dicas que lhe temos para dar

Dicas para compras online em segurança

#1

Procure informações sobre o vendedor

Pesquise pelo nome na internet, cruze com referências ou pesquise em fóruns de discussão, confirmando que não existem reclamações recorrentes sobre o vendedor.

#2

Verifique se os sites são seguros

Devem ser escolhidos sites com garantia de segurança, isto é, cujo endereço comece por https:// em vez de http://, ou que exibam um cadeado no lado esquerdo da barra de endereço.

#3

Evite transações em redes públicas

Não devem ser usadas redes públicas de Wi-Fi para pagamentos ou compras online e as transações devem ser feitas longe de olhares indiscretos.

#4

Escolha diferentes passwords fortes

Evite utilizar a mesma password para todos os Sites e Apps. Proteja-se com senhas complexas, usando uma combinação de números, letras maiúsculas e minúsculas.

#5

Opte por meios seguros de pagamento

3D Secure, é o serviço que lhe permite autenticar as suas compras online (disponível em todos os Cartões ActivoBank).

#6

Confira os extratos bancários

Os movimentos da sua Conta devem ser consultados com regularidade. Se for detetado algum débito suspeito, o Banco deve ser alertado.

Notificação 3D Secure

O 3D Secure é uma forma de validar compras online com autenticação forte de 2 fatores

Minimiza o risco de fraude e é obrigatória para todos os comerciantes da União Europeia. ​

Certifique-se que o seu número de telemóvel registado no Banco está atualizado e permita as notificações da App ActivoBank

Como funciona o 3D Secure?

Pagamentos online

Quando faz compras em sites verificados pela Visa ou Mastercard, é importante confirmar se o pagamento está a ser feito por si como titular do cartão.

Envio de notificação

Com o 3D Secure quando fizer uma compra online com o seu cartão, irá receber uma notificação no telemóvel para validar o pagamento na App do ActivoBank. ​

Autenticação da compra

Para confirmar o pagamento na app, tem de inserir as 3 posições do Código Multicanal, ou autenticar-se com impressão digital ou com reconhecimento facial.

Conclusão da Compra

No site do comerciante conclua a compra, clicando no botão “Continuar”.

O seu Cartão foi bloqueado?

Tratamento de transações fraudulentas na App

Veja como desbloquear

Foi vítima de fraude ou teve um contacto suspeito?

Fale connosco

Pedir ajuda
AVISO

Fique atento! Site fraudulento

Sempre que fizer login, verifique que o endereço se inicia por https://www.ind.activobank.pt/ e que, no inicio do endereço, se encontra um cadeado.

Ler notícia

Perguntas Frequentes

O mais simples é estar a par de tudo

Estas são as principais perguntas feitas pelos nossos Clientes.

Perdi o meu cartão,​ e agora?

Pode bloquear o seu Cartão na App ActivoBank. O Cartão ficará inutilizável, e por isso seguro até que o encontre. Depois de o encontrar basta desbloquear para poder voltar a usar.

Posso efetuar compras em lojas online de comerciantes não aderentes ao serviço 3D Secure?

Desde janeiro de 2021, a autenticação forte das transações realizadas em Sites de comércio eletrónico na União Europeia passou a ser obrigatória. Contudo, nos restantes países o 3D Secure é opcional, pelo que é possível que consiga fazer compras online sem a autenticação forte, no entanto, essas transações não irão beneficiar do nível de segurança adicional proporcionado pelo 3D Secure.

Se não tiver a App, posso fazer compras online?​

Não. Para fazer compras online precisa de ter a App ActivoBank instalada no seu telemóvel. É aí que vai validar cada compra.​

Pagamentos com Wallets são seguros?​

Sim, porque as Wallets têm mecanismos de segurança que ocultam os dados do Cartão usado para o pagamento.​

Não encontrou o que procura?

Veja o Suporte AB, o nosso banco de perguntas e respostas

Suporte AB

Abertura de Conta condicionada à aceitação do Cliente pelo Banco, nos termos da sua política de aceitação de Clientes. Depósito mínimo inicial de 500€ para abertura de Conta nos Pontos Activo e de 100€ para abertura de Conta online. O depósito mínimo inicial de 100€ também é aplicável à abertura de Contas Ordenado e abertura de Conta por estudantes. Este montante é saldo em Conta, ficando inteiramente à disposição do Cliente.