Open Banking

O ActivoBank integra a plataforma de Open Banking, que surgiu na sequência da Payment Services Directive 2 (PSD2) da União Europeia, que pretende contribuir para a criação de um mercado único de serviços de pagamentos na Europa, mais integrado e seguro.

Beneficiando da PSD2, a SIBS, em conjunto com os Bancos, desenvolveu a SIBS API Market que é uma plataforma única e aberta que disponibiliza um interface dedicado a Prestadores de Serviços de Pagamentos, onde se incluem os Bancos (TPPs/PISPs), e dá acesso fácil a uma ampla gama de APIs de serviços financeiros.

O ActivoBank, como parceiro fundador desta plataforma de Open Banking, pretende contribuir para a existência de um ecossistema que permita:

  1. Impulsionar a atuação de diferentes prestadores de serviços permitindo implementar novos modelos de negócio e parcerias que criem valor para o Banco e para os nossos Clientes;
  2. Maior segurança para todas as entidades envolvidas, consumidores, comerciantes e prestadores de serviços de pagamento;
  3. Facilitar a gestão financeira, em particular dos Clientes digitais, dando-lhes acesso à sua informação financeira de forma agregada (informação de contas dos vários Bancos), podendo consultar saldos e movimentos nas plataformas digitais do Banco.

Pretende-se assim, que o acesso à oferta de serviços digitais, cada vez mais frequente no dia-a-dia dos consumidores, seja maior e mais ágil. E, acima de tudo, mais integrado, seguro, eficiente e inovador.

Neste enquadramento de Open Banking API, o ActivoBank também já disponibiliza serviços de integração que permitem aos clientes autorizarem o acesso aos seus extratos bancários e iniciarem pagamentos das suas contas em Softwares de Gestão, e continua a trabalhar em outras plataformas de apoio às Empresas que irá disponibilizar brevemente.

Estatísticas de Performance

Descarregar ficheiro

Permite que PISP, AISP, CBPII e utilizadores de serviços de pagamento comparem a disponibilidade e o desempenho da interface dedicada com a disponibilidade e o desempenho de cada umas das interfaces disponibilizadas pelo ASPSP.

PSD2 - Payment Service Directive 2 (Diretiva de Sistemas de Pagamento 2. Diretiva (EU) 2015/2366 do Parlamento Europeu e do Conselho de 25/11/2015. Transposta através do Decreto-Lei nº 91/2018 de 12/11/2018)
TPP - Third Party Payment Service Providers (Prestador de serviços de pagamentos)
PISP - Payments Initiation Service Providers (Prestadores de serviço de iniciação de pagamentos)
AISP - Account Information Service Providers (Prestador de serviços de informação sobre conta)
ASPSP - Account Servicing Payment Service Providers (Prestadores de serviços que gerem contas de pagamentos onde se incluem as instituições financeiras)
API - Application Programming Interface (Interface de programação de aplicações)