Os Certificados são produtos financeiros que refletem o desempenho de conjuntos de empresas (índices) ou de mercadorias (ouro, prata, platina etc.). Por outras palavras, pode comprar certificados de um índice sectorial (como a banca ou as telecomunicações), de uma mercadoria (ouro, platina, etc.) ou de um índice regional (como o EURO STOXX 50, o S&P500 ou o PSI20).
Ao investir em Certificados está a investir em todas as empresas que compõem um índice ou em mercadorias sem ter de as comprar. Imagine que compra um Certificado S&P500. Ao comprar este Certificado está a comprar uma parte de cada uma das 500 empresas que compõem o índice. Por isso, se o valor do S&P500 subir, o valor do seu investimento também subirá.
A Bolsa de valores é um mercado de negociação onde pode comprar e vender títulos. Para comprar um título é necessário que esteja à venda pelo preço que está disposto a pagar. Normalmente, a transação não se faz diretamente entre vendedor e comprador, existem intermediários, como o ActivoBank.
Não existe um valor mínimo para investir. Pode começar a investir em Certificados através da compra de uma unidade (que corresponde à porção mínima disponível para comprar ou vender) cujo valor depende da sua cotação em Bolsa.
Investir tem sempre um risco associado. Por isso, é fundamental que antes de investir conheça o seu perfil enquanto investidor. Depois de preencher o Questionário do Investidor vamos dizer-lhe quais os produtos que consideramos mais adequados para si, de forma a que possa evitar investimentos com os quais se sinta desconfortável.
Os Certificados são negociados na Bolsa. Pode comprar ou vender ao longo do dia, dentro do horário de negociação, ao preço de mercado ou ao preço que estabelecer.