Internet Segura
Avisos de Segurança
A internet faz parte do nosso dia-a-dia e, por isso, é cada vez é mais importante saber identificar os perigos e salvaguardar a segurança dos dados e das informações pessoais.
Existem softwares maliciosos que após instalados comprometem a segurança do computador, do smartphone e do utilizador. Estes softwares podem executar ações não autorizadas e têm a capacidade de manipular as páginas apresentadas.
Por exemplo, podem modificar a homepage do activobank.pt, alterando a forma como são pedidos os códigos de acesso às contas.
O principal objetivo destas ações é recolher informação de caráter pessoal e confidencial.
Por isso, o ActivoBank aconselha a utilização de um antivírus e antispyware de confiança. Também importante é ter o cuidado de os manter permanentemente atualizados e ativos.
Sempre que detete alguma situação que lhe pareça suspeita ou necessite de esclarecimentos, contacte-nos através da Linha de Apoio ao Cliente*
Recomendações de acesso ao site do ActivoBank
- Nunca aceda ao Site do ActivoBank através de links.
- Não confie em nenhuma e-mail, supostamente enviado pelo ActivoBank, a pedir elementos de caráter pessoal e/ou confidencial (Código de Acesso, Código Muticanal, nº de telemóvel ou outros dados). O ActivoBank não pede este tipo de informação aos seus Clientes, por e-mail ou por qualquer outro meio.
- Não aceda a sites com informação pessoal ou confidencial/sensível, ou que lhe permitem realizar operações bancárias, através de links. Digite sempre o endereço completo do site a que pretende aceder na barra do browser.
- Digite sempre o endereço completo www.activobank.pt.
- Sempre que fizer login, verifique que o endereço se inicia por https://www.ind.activobank.pt/ e que, no final do endereço, se encontra um cadeado.
- Em caso de dúvida, confirme a origem do Certificado Digital: faça duplo clique sobre o cadeado e confirme se corresponde ao ActivoBank.
- Defina Códigos de Acesso únicos (Código de Utilizador e Código Multicanal) e não os utilize em outros sites.
- Utilize sempre um Código de Utilizador alfanumérico (xpto1234) para que não seja confundido com o Código Multicanal. Altere com regularidade o Código Multicanal em Configurar > Perfil.
- Quando faz login no Site, é-lhe solicitado o Código de Utilizador e três dígitos aleatórios do Código Multicanal (que serão sempre os mesmos até que o login seja efetuado com sucesso). Tudo o que for solicitado para além desta informação (ex: Código Multicanal completo, 4 dígitos do Código Multicanal, número de telemóvel ou outros dados) constitui uma tentativa de fraude e deverá reportar o incidente à Linha de Apoio ao Cliente*.
- No Site, para segurança adicional, quando regista ou confirma algumas transações, podemos pedir-lhe um Código de Autorização que é enviado por SMS, para o seu telemóvel. Nunca forneça a terceiros os Códigos de Autorização recebidos por SMS.
- Sempre que suspeite que os Códigos de Acesso ao ActivoBank possam estar comprometidos, altere-os de imediato ou peça o seu bloqueio através da Linha de Apoio ao Cliente*.
App ActivoBank
- Instale as aplicações de acesso ao Banco através dos locais oficiais: AppStore, Google Play Store ou Huawei Store. Nunca o faça utilizando links facultados por terceiros ou por e-mail.
- Defina um PIN, constituído por 4 algarismos, para acesso à App e não o utilize noutras aplicações.
- Não utilize um PIN óbvio (1234, 1111, ano de nascimento, código postal, entre outros) para o acesso à App.
Altere o seu PIN com regularidade: na App em Mais > Configurar > Segurança > Alterar PIN.
- Atingindo três falhas consecutivas de PIN, a App do ActivoBank é bloqueada. Só pode desbloquear a App introduzindo um código PUK. O PUK está disponível para consulta em www.activobank.pt, pós login, em Configurar > Perfil > Consultar PUK App.
- Na App, para segurança adicional, quando regista ou confirma algumas transações, podemos solicitar 3 posições aleatórias do Código Multicanal. Tudo o que for solicitado para além desta informação (ex: Código Multicanal completo, 4 dígitos do Código Multicanal, número de telemóvel ou outros dados) constitui uma tentativa de fraude e deverá reportar o incidente à Linha de Apoio ao Cliente*.
Notas Gerais
O ActivoBank não envia mensagens de e-mail ou SMS com links e nunca solicita elementos de carácter pessoal e/ou confidencial aos seus Clientes.
Nunca faculte a terceiros os Códigos de Autorização recebidos por SMS.
Leia atentamente todo o conteúdo dos SMS recebidos com o Código de Autorização que identifica os dados da operação que registou.
Recorde-se sempre que o ActivoBank:
- NÃO pede a instalação, nem a atualização, de software
- NÃO envia SMS com links
- NÃO envia e-mail com links
- NÃO solicita o Código Multicanal completo (os 7 dígitos)
- NÃO pede o número de telemóvel
- NÃO pede, por telefone ou outro meio, o Código de Autorização enviado por SMS
- NÃO simula transações com os Clientes
As únicas informações que solicitamos quando acede ao ActivoBank são:
- Código de Utilizador
- 3 dígitos aleatórios do Código de Acesso
Nota: Algumas operações, via Site, poderão solicitar um Código de Autorização. Este código é exclusivo e apenas válido para a operação que está a solicitar. O Código é enviado por SMS, para o seu telemóvel.
Os Códigos de Acesso ao ActivoBank são pessoais e intransmissíveis, memorize-os e não os registe em lugares inseguros.
Por questões de segurança, o Site e a App incluem tempos limite de sessão e cessam automaticamente se estiverem inativos após um período de tempo.
Sempre que detete alguma situação que lhe pareça suspeita ou necessite de esclarecimentos, contacte-nos através da Linha de Apoio ao Cliente*
* +351 210 030 700
Atendimento personalizado em dias úteis e feriados com bolsa nacional (8h-22h), sábados (10h-20h), domingos e restantes feriados (12h-20h). Atendimento automático disponível 24 horas/dia. O custo das comunicações depende do tarifário que tiver acordado com o seu operador de telecomunicações.